Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ads 468x60px

 photo A-Masks_3...gif

10 de novembro de 2015

Três Mulheres "Ashanti" da Periferia

Três mulheres pretas, moradoras da periferia de São Paulo, comemoram 1 ano de atividades culturais na quebrada, possibilitando ao lugar um solo fértil para o encontro e a celebração.
Projeto
PRETAS PERI
O projeto Pretas Peri acontece no bairro Jardim Camargo Velho, na zona leste de São Paulo. Partiu de um anseio da arti(v)sta Jô Freitas de levar arte e cultura ao bairro em que cresceu e ainda vive.
Assim, desde 2014 o projeto tem realizado ações no que as pretas chamam de “pseudo-praça”, um terreno baldio do bairro muitas vezes usado como depósito de entulho e estacionamento. “Simbolicamente esse espaço parece uma praça e, como estamos na luta para transformar esse espaço em uma praça mesmo, gostamos de chamá-lo de pseudo-praça”, diz Jô.
As atividades desenvolvidas têm um eixo que é o de organizar na quebrada e com a quebrada um espaço de troca através da arte, o Projeto se desdobra nas seguintes ações, Sarau Pretas Peri, apresentações artísticas com coletivos convidados e ações que a comunidade colocar como importante/espaço de troca/comunhão.
O principal foco das ações que as Pretas Peri desenvolvem é sobre a africanidade, a descendência negra que a periferia tem, identidade, empoderamento, sobre tudo a auto estima da mulher periférica.
Comemoração de aniversário
No mês de novembro o projeto Pretas Peri comemora 1 ano com o nascimento do seu primeiro Sarau-Pretas Peri com convidados especiais e homenageará dois saraus da região da zona leste por acreditar que esses coletivos foram importante inspiração para a existência do Pretas Peri, são eles o Sarau OqueDizemOsUmbigos e MAP- Movimento Aliança da Praça, neste mesmo dia haverá diversas atrações como show do Banhu Maria e outros
As organizadoras
Jô Freitas, artista e moradora do bairro, idealizou a criação do Pretas Peri e pincelou as primeiras ações. A partir disso os artistas locais começaram a se conhecer e ter mais contato, possibilitando a união para a realização de ações no bairro. Assim se juntam a ela a dançarina Juliana de Jesus e a pedagoga Janaína Cíntia, também moradoras do bairro. Agora juntas, as três encabeçam o projeto Pretas Peri, que conta ainda com a ajuda de muitos colaboradores-amigos do bairro. O projeto é realizado sem apoio financeiro e depende da ajuda de muita gente, como os grupos que topam se apresentar de graça, os coletivos da região que emprestam equipamentos, além do suor de outros tantos parceiros.
Nota Importante
Nota de esclarecimento sobre a alteração do nome Projeto Cultural Peri para Projeto Pretas Peri, ao longo das nossas ações vimos o quanto o nome é importante para nós pela identidade que o nome já propicia, ou seja, percebemos e achamos que o Pretas Peri carrega mais nossa identidade e resistência. Por ser três mulheres, pretas e da periferia, tínhamos que sentir esta força inclusive do nome. Portanto assumimos o risco de mudar, sem perder a essência. É o mesmo projeto.
E sempre será
#PretasPeri
(O Projeto Pretas Peri acontece todo último domingo do mês)
Serviço:
Projeto Pretas Peri- Festa Aniversário
Dia: 29 de Novembro
14:H
Local:
Rua Vicente Reiss/n,Jardim Camargo Velho/Itaim Paulista
Contatos
Facebook:( Acesse..AQUI ) 
      Email: projetoperi@yahoo.com.br
Fone: (11) 96948-8592 ( Jô Freitas)
 Baixe o APP CLN e saiba tudo da Cultura Leste
Quer mais Cultura?( Acesse..AQUI )

5 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
 
Blogger Templates