Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ads 468x60px

 photo A-Masks_3...gif

24 de maio de 2015

Tia Cida.. Nossa Rainha dos Terreiros

Tia Cida, filha de Blecaute e mãe do Tocão. Uma grande revelação e benção que São Mateus ganhou de presente para história do Bairro. Maria Aparecida da Silva Trajano “TIA CIDA” - é figura central para o movimento Berço do Samba de São Mateus, surgido há mais de 20 anos no bairro localizado no Extremo Leste da capital Paulista. 
Tia Cida dos Terreiros
A música está em sua vida desde sempre, mas foi só agora, aos 73 anos, que ela mergulhou em uma aventura completamente nova: gravar e lançar um disco.
É uma presença emblemática, já que o samba floresceu em São Mateus a partir dos anos 80 em rodas de samba que se realizavam justamente “nos quintais das tias”, a mais importante delas justamente a Tia Cida, que é filha de Blecaute, cantor e compositor falecido em 1963 conhecido como “General da Banda”, sucesso do carnaval que gravou em 1949. A assistente social aposentada Maria Aparecida da Silva Trajano é conhecida no mundo do Samba como Tia Cida ou Cida Preta e essa história começou há muito tempo numa vida que é um exemplo de persistência e crescimento pessoal em vários aspectos, entre eles a relação com o samba que vem desde o berço.
Tia Cida foi doméstica, líder de movimentos populares, assistente social, supervisora de saúde, mas o samba lhe chamou e hoje é considerada uma das matriarcas do gênero em São Paulo. Foi dançando lundu com sua mãe e avó na infância que Tia Cida teve contato com os primeiros batuques africanos. Mais tarde passou a acompanhar seus filhos nas rodas de samba da cidade a fora; “descobríamos, por exemplo, que tinha um bom samba no Brás, lá íamos nós em turma, praticamente uma família. Era comum sairmos juntos”, explica.Viu nascer em seu quintal os compositores que foram criados na região e hoje prestigiado pelo Quinteto em Branco e Preto. Mais conhecida como Tia Cida dos Terreiros, é ao lado deles que a sambista lançou no dia 13 de dezembro de 2013 seu primeiro álbum “Tia Cida dos Terreiros” também pelo Selo SESC. O repertório do disco, escolhido a dedo por Tia Cida, é ilustrado por temas de Billy Blanco, Candeia e Dolores Duran, entre outros. Faixas inéditas de compositores mais novos também ganham espaço.
Mais Informações Sobre essa Senhora Maravilhosa em que tive a Honra de ter Convivido quando da minha passagem pelo Bairro de São Mateus.

Contatos:
Luart Produções
(11) 2253.6953 | (11) 99230.1274 ou 94905-1365
Assessoria - Lívia Donadeli
(11) 98245-9792
11- 2253-6953
E-mail
luana.luart@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
 
Blogger Templates