Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ads 468x60px

 photo A-Masks_3...gif

9 de abril de 2015

A minha, a sua, as nossas “Caricaturas”

Segundo o dicionário, caricatura é um desenho marcado pelos excessos, que representa uma determinada pessoa ou situação de forma cômica e grotesca, exaltando satiricamente seus defeitos. Não por acaso, o título do sexto livro da escritora paulista Denise Sintani é justamente este: Caricaturas.
Livro da Escritora Denise Sintani
A obra, lançada em 2015 através do Grupo Amazon, reúne quinze contos que reproduzem com fidelidade a miscelânea de personalidades que formam a sociedade brasileira: o oprimido, o solitário, o artista incompreendido, o neurótico, o viciado em trabalho. Através de uma observação atenta, mas nem por isso menos debochada, Denise retrata os arquétipos e os estereótipos que conhecemos e, muitas vezes, reconhecemos em nossa própria individualidade.
Seus personagens não são heróis, não são gênios, não são invencíveis: são pessoas comuns, que levam uma vida comum e tomam decisões comuns. O que de forma nenhuma torna a obra Caricaturas um livro comum – eis o grande diferencial da autora. Observadora que é, Denise Sintani percebe o singular naquilo que parece padronizado, e extrai do cotidiano e do corriqueiro algo de extraordinário. E é a partir daí que cria seus personagens e as situações que os abrigam. Por que, afinal de contas, visto de perto nada é normal; nada é comum. Nada é clichê.
Os protagonistas de seus contos são caricatos, como bem informa o título do livro, mas em momento algum são previsíveis. Cada qual apresenta suas peculiaridades na forma de ver e lidar com os problemas e situações que os rodeiam; e é neste ponto que nos identificamos com a obra. Durante a leitura, em diferentes momentos me vi rindo e concordando com a cabeça: é assim mesmo. Já em outras ocasiões, me senti mortalmente atingida, e tive a nítida impressão de que a autora me conhecia, como também conhecia alguns de meus segredos: porra, como ela sabe disso?
Outras Obras da Autora
Denise flagra e apreende determinadas características, compartilhadas por todos nós, e as transforma em literatura. E justamente por isso seus contos, assim como seus personagens, são legítimos, reais, palpáveis, acessíveis. Você simplesmente os conhece. Você os encontra no mercado, no elevador, na fila do banco, no almoço de domingo. Você os surpreende, inclusive, no espelho de sua casa.
E apesar de escancarar o ridículo e a beleza da nossa humanidade, muitas vezes expondo o que queremos esconder e minimizando o que desejamos enaltecer, os contos que compõe a obra Caricaturas são leves e divertidos. Fazem refletir sem pesar, ao mesmo tempo em que distraem e entretêm sem se tornarem tolos e superficiais. A ironia de Denise Sintani nunca fere o leitor; muito pelo contrário.
De minha parte, após encerrar a leitura de Caricaturas, tive a sensação de que Denise passou por uma espécie de catarse ao escrever os contos de seu sexto livro. Como se, ao colocar no papel suas histórias, resultado de uma observação cotidiana e vigilante, Denise pudesse compreender o que lhe incomoda – nela mesma, e naqueles que a cercam.
E então percebemos que muito do que perturba a autora, perturba o leitor também. Porque nossos conflitos e nossas aflições, no fim das contas, são exatamente os mesmos. Embora cada um de nós apresente uma caricatura social específica, sabemos: são justamente as nossas diferenças que nos tornam iguais.
Caricaturas é um livro para ler, reler, sublinhar e rabiscar. Um livro com o qual interagimos, e através do qual tentamos entender o mundo que se passa aqui fora. E aqui dentro, principalmente.
* Saiba mais sobre a autora acessando seu blog www.escritoscontemporaneos.wordpress.com e adquira seus livros na página da autora no site da Amazon www.amazon.com/Denise-Sintani/
Sobre a Autora:Jana Lauxen é escritora, editora e produtora cultural, autora dos livros Uma Carta por Benjamin (2009) e O Túmulo do Ladrão (2013).
Nossa Colaboradora para Literatura no Cultura Leste.
E-mail para contato:
 osdezmelhores@gmail.com

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
 
Blogger Templates