Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ads 468x60px

 photo A-Masks_3...gif

2 de outubro de 2014

"Travessia" a Cultura Nordestina da Casa de Marias

Projeto da Cia Teatral Casa de Marias Transforma Pesquisa sobre a Cultura de Pernambuco em Espetáculo  Teatral.
Culturaleste

"Desde o primeiro espetáculo - “Máquina Pentesiléia” - a Cia. Teatral Casa de Marias iniciou uma investigação estética da cultura pernambucana, trazendo para o palco o repente, o cordel e a terra vermelha. No processo que se seguiu - “Do outro lado do Trilho” - resolvemos ampliar a pesquisa sobre a cultura nordestina, em especial Pernambuco, através de uma pesquisa de campo em São Miguel Paulista, bairro periférico da zona leste da cidade de São Paulo.

Esse bairro, desde meados dos anos de 1960 até hoje, é um dos maiores focos da imigração nordestina. Durante essa pesquisa, tivemos contato com várias mulheres que deixaram as suas cidades, ainda na juventude, em busca de um “Futuro Melhor”. (Afirma Célia Ramos).

Na maioria dos casos, o trabalho realizado por essas mulheres eram manuais como: esculturas em barro, tear, costura, lavoura, etc. 
Aqui, numa grande metrópole em constante ascensão, o trabalho realizado por essas mesmas mulheres é outro, ainda usam as mãos, mas agora para produções em série.
 O projeto “Travessia” é uma continuidade dessa pesquisa de campo, que levou-nos a querer entender um pouco mais sobres esses processos de migração e imigração.
a Cia. Teatral Casa de Marias pretende criar um espetáculo teatral que, utilizando-se da linguagem épica e a utilização de espaços alternativos como palco, promovendo assim, reflexões ao público sobre o quanto a junção de culturas distintas, pode (re) definir uma pessoa, um bairro, um país. "
A continuidade do projeto “Travessia” se dará em três etapas:
Etapa 1 - Montagem de espetáculo teatral que terá como mote principal a trajetória de duas personagens femininas que saem de suas cidades de origem ruma à uma cidade urbana, e durante essa travessia “sofrem” processos de transformação/ aculturação que nos fazem perguntar: o que é essencialmente delas?
As músicas, os figurinos, o cenário serão elementos fundamentais para explicitarmos a ideia de aculturação, numa tentativa de perceber o regional e o urbano presente, ao mesmo tempo, nas personagens e na encenação.
Etapa 2 – Estreia e Circulação do espetáculo nas periferias da zona leste da cidade de São Paulo.
Etapa 3 - Viagens de circulação do espetáculo nas cidades onde foram realizadas as pesquisas de campo: Recife, Olinda, Ilha de Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Itapissuma, Gravatá, Caruaru,
Tracunhaém, Timbaúba e São José do Livramento.
Créditos das Fotos: Cia. Teatral Casa de Marias
Conheça Detalhes do Projeto..Aqui

2 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
 
Blogger Templates