Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ads 468x60px

 photo A-Masks_3...gif

11 de outubro de 2013

"Encontro de Mamulengo"4º Edição Confirmada Vamos Brincar?

Acontece nos dias 24 e 25 de Outubro o 4º Encontro de Mamulengo de São Paulo, Infelismente esse ano devido alguns entraves Politico Financeiro será apenas dois dias do evento 
Para a criação dos bonecos, é utilizada a madeira de uma árvore específica do Nordeste chamada mulungu. A escolha é feita por ela ser macia e consistente, fácil para trabalhar. Em cena, os bonecos e os artistas se tornam uma pessoa só, cada um tem suas peculiaridades ao dar um tipo de voz, estilo, cores aos seus personagens. 
Danilo Cavalcante,Curador do Evento e (Idealizador do Projeto) tem uma relação com o Teatro de Mamulengo desde a infância em Canhotinho (PE). Segundo o curador, apesar do crescimento da internet e outras mídias mais velozes, a arte do “brincar” – como é chamado o gênero popularmente continua viva. “Em todos os lugares com apresentações, as pessoas gostam de apreciar, existem festivais no Brasil e no mundo, tudo isso mantém esse movimento forte”.
Conheça Alguns Personagens que estarão se apresentando esse ano
Waldeck de Garanhuns (Espetáculo Folia Brasileira) PE/SP 
Criador do Teatro de Bonecos do Mestre Valdeck de Garanhuns, pernambucano de Garanhuns, Valdeck é um artista múltiplo, com 26 anos de carreira, conhecido no Brasil e exterior: é poeta, artista plástico, arte-educador, ator, xilogravurista, compositor, contador de estórias e mestre em Teatro de Mamulengo

Caçuá de Mamulengo (espetáculo O Barbeiro nozin e o cabra que queria se hemo)- RN 
Formado por Ronaldo Gomes da Silva (Ronaldo Du Caçuá) e Francinaldo da Silva Moura (Naldinho dos Bonecos), o grupo busca recuperar as mais diversas manifestações da cultura popular com suas pesquisas e apresentações e oficinas.
Mestre Zé Lopes (espetáculo A Fazenda do coronel Mané pacaru)-PE 
Aos 61 anos, 51 dedicados ao Mamulengo, José Lopes da Silva Filho é artesão, artista e militante do mamulengo. Teve influência dos tios Chico e Zé, que também brincavam e o levavam para assistir a todas as apresentações nas redondezas.Excursionou por vários estados, além de ter realizado turnês em Portugal e na Espanha. Participou de vídeos e filmes e coordena o Centro de Revitalização e o Memorial do Mamulengo. 

Walter Cedro (Espetáculo Exemplos de Bastião)- DF
Mamulengo Sem Fronteiras completa dez anos de Grupo, dando oficinas de mamulengo e participando de diversos festivais importantes por alguns países da Europa, América do sul e diversos estados Brasileiros, sempre encantando crianças e adultos com a Brincadeira: Exemplos de Bastião.
Mestre Gilberto Calungueiro (espetáculo Botando Boneco)-CE 
Apaixonado pelo trabalho do teatro de bonecos. Tem 52 anos de dedicação e contribuição à cultura popular, além de ser responsável pelo entretenimento da sua comunidade. O artista dedicou-se a vida inteira a arte da manipulação de boneco, dando vida às histórias do povo nordestino 
Mestre Zé de Vina (espetáculo As presepadas do casamento de praxedes )-PE 
Com 71 anos, 59 de brincadeira, se caracteriza no maior mestre dessa arte no Brasil. O mais vigoroso, o mais fértil, o grande mestre da atualidade do mamulengo, sabe como ninguém desvendar o fio misterioso da tradição, a ela incorporando sutilmente elementos da contemporaneidade. 
 Ele rejuvenesce e reescreve a tradição do mamulengo a cada novo espetáculo.

Programação 
Dia - 24 Outubro
12h/14h - RODA de ABERTURA (11 brincantes)
14h – Waldeck de Garanhuns (Espetáculo Folia Brasileira) PE/SP 
15h – Natanael de oliveira (espetáculo A cobra gigante e os três vigias valente)-SP
16h Caçuá de Mamulengo (espetáculo O Barbeiro nozin e o cabra que queria se hemo)- RN
17h - mestre Zé Lopes (espetáculo A Fazenda do coronel Mané pacaru)-PE
18h - Roda de Prosa com Ildeberto Gama -Portugal - com o espetáculo: “As histórias de Zé Broa
Dia - 25 de Outubro
12h – Marcelo La Fontana (espetáculo mamulengo do João Redondo) porto- Portugal
13h - Walter Cedro (Espetáculo Exemplos de Bastião)- DF
14h - Sebastian marques (Espetáculo Benditos os Benedito) campinas-sp
15h – Thiago Francisco (espetáculos Benedito abençoado e Bendizidos)-DF
16h Mestre Gilberto Calungueiro (espetáculo Botando Boneco)-CE
17h - Mestre Zé de Vina (espetáculo As presepadas do casamento de praxedes )-PE
19h - Encerramento com Trio Agrestino



0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
 
Blogger Templates