Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ads 468x60px

 photo A-Masks_3...gif

9 de julho de 2011

"Independente Até o Talo" Itamar Assumpção

O filme que chega nesta sexta-feira (8) aos cinemas, Traz de volta o músico marginal, maldito e, essa sim uma grande subversão, independente. Até o talo. Independência essa que lhe custou uma coerência rara, para não dizer inexistente, no mercado da música.
Nego Dito, Benedito, Maldito, Bendito Sejass!!!
O Nego Dito, Itamar Assumpção, em um documentário que percorre sua trajetória musical, desde os anos da vanguarda paulista na década de 1980 até sua morte aos 53 anos.


Itamar Assumpção conseguir ser, tanto no conteúdo de sua música, quanto na forma de apresentá-la ao público, um ponto fora da curva. E para fazer um filme sobre um sujeito tão longe do eixo, Velloso toma a liberdade para criar alguns interlúdios conceituais que dão vírgula aos depoimentos.
O filme consegue passar sua mensagem sem que para isso precise de prestigiados nomes da música brasileira para legitimar a genialidade do protagonista que, graças ao mesmo sistema que ele abominava, sempre foi uma coadjuvante na tal indústria fonográfica.



Artista de palco, Itamar nunca foi mercado, estava mais para feira de rua, informal e pessoal. Tinha uma relação de corpo com seu público e na voz grave do negro paranaense-paulista-brasileiro-africano, ele criou sua obra em torno do movimento e da performance, tanto na época de suas apresentações com o Isca de Polícia, até os anos em que ele já estava fisicamente debilitado pelo câncer - "Não me toquem nessa dor, ela é tudo que me sobra. Sofrer vai ser minha última obra".

Fonte:http://cinema.terra.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
 
Blogger Templates