Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ads 468x60px

 photo A-Masks_3...gif

23 de abril de 2011

100 Anos de Música Popular Brasileira

O selo Discobertas acaba de colocar no mercado mais uma pérola, a caixa "100 Anos de Música Popular Brasileira".
O lançamento é uma reedição do trabalho produzido por Ricardo Cravo Albin, gravado ao vivo no Auditório da Rádio Mec nos anos de 1974 e 1975. Paulo Tapajós, Cauby Peixoto, Alaíde Costa e Elza Soares estão entre os diversos intérpretes da coleção. Vale destacar também a flauta de Altamiro Carrilho nos dois primeiros volumes.

Ao todo a caixa traz 8 CDs cujas faixas foram cuidadosamente restauradas a partir das gravações originais. Os primeiros volumes contêm um resumo dos primórdios da MPB, trazendo Joaquim Antônio da Silva Callado, Pixinguinha e Chiquinha Gonzaga, abrangendo o período que vai dos anos 1870 a 1920, no primeiro CD, e a Época de Ouro, até 1930, no segundo.



Como um documentário auditivo, os discos seguem cronologicamente a evolução da música popular brasileira intercalando faixas bastante conhecidas do cancioneiro popular, como "Carinhoso", de Pixinguinha, "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, e "Foi um rio que passou em minha vida" e outras menos famosas, como "Despertar da Montanha", de Eduardo Souto.

Mais uma vez Marcelo Fróes, responsável pelo selo, encanta ao resgatar um material raro, histórico e, por isso mesmo, valiosíssimo para a música brasileira.
Fonte: http://www.territoriodamusica.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
 
Blogger Templates