Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ads 468x60px

 photo A-Masks_3...gif

13 de outubro de 2010

III TRIBUTO A STEVE BIKO

Esta atividade está na sua 3ª edição, na qual homenageia o ativista sul-africano Steve Banto Biko, precursor do termo consciência negra, com uma programação diversa que permeia os seus possíveis legados.

Histórico:
Insatisfeito com a União Nacional de Estudantes Sul-africanos (National Union of South African Students), da qual era membro, participou da fundação, em 1968, da Organização dos Estudantes Sul-africanos (South African Students' Organisation). Em 1972, tornou-se presidente honorário da Convenção dos Negros (Black People's Convention).

Em março de 1973, no ápice do regime de segregação racial (Apartheid), foi "banido" , o que significava que Biko estava proibido de comunicar-se com mais de uma pessoa por vez e, portanto, de realizar discursos. Também foi proibida a citação a qualquer de suas declarações anteriores, tivessem sido feitas em discursos ou mesmo em simples conversas pessoais.

Em 6 de setembro de 1977 foi preso em bloqueio rodoviário organizado pela polícia. Levado sob custódia, foi acorrentado às grades de uma janela da penitenciária durante um dia inteiro e sofreu grave traumatismo craniano. Em 11 de setembro, foi embarcado em veículo policial para transporte para outra prisão. Biko morreu durante o trajeto e a polícia alegou que a morte se devera a "prolongada greve de fome empreendida pelo prisioneiro".



Dia 15 (sexta-feira)das 19h às 21h. Apresentação com o Grupo Teatral Encena, exibição do documentário: O legado de Steve Biko, Sarau Negritude com a Associação Cultural Literatura no Brasil, Coletivo Griots, Coletivo Poesia na Brasa e
lançamentos do livro Antologia Poesia na Brasa II e do DVD legado de Steve Biko.

Dia 16 (sábado)das 15h às 21h. Apresentações com Killiman Jah, Família Dossiê, Pesadelo do Sistema, Samba Rock S/A, Dinho Araguaia e a Irmandade Africana. Poesias com Akins Kinte, Elizandra Souza e Sacolinha.
Pavilhão da Cultura Afro-Brasileira – Zumbi dos Palmares
Av. Roberto Simonsen com a Av. Brasil. Suzano. Entrada franca.
(11)8478-9565.
fabiano.sramos@gmail.com
Fonte:http://www.acaoeducativa.org.br/agendadaperiferia

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
 
Blogger Templates