Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ads 468x60px

 photo A-Masks_3...gif

6 de setembro de 2010

Sonora forma de pensar - “É fogo no Pavio!”


O Rap Nacional está vivendo um momento histórico. Pela primeira vez, um de seus principais rimadores ousa publicar em livro sua poesia feita para cantar. E não poderia ser outro: Genival de Oliveira Gonçalves ou simplesmente GOG, tido e reconhecido há tempos como o Poeta do Rap. Todo mundo sabe que Rap é ritmo e poesia. Mas para GOG é mais do que isso, para ele, o Rap é a “sonora forma de pensar”.

Compositor de grande talento, GOG descobriu o gosto pela escrita há quase trinta anos. Foi em 1983, entre seus 17 e 18 anos, quando frequentava a universidade, que o filho do Sr. Genésio e da Dona Sebastiana aprendeu como sistematizar os pensamentos num modelo científico. Ele que desde os 8 anos era campeão dentro de casa nas disputas de ditado que seu pai criava, pegou logo gosto pela escrita bem articulada.

Quando sua carreira começou ainda nos anos 1980, GOG chamou rapidamente a atenção pela qualidade de suas letras e pela facilidade que tinha para compor. Sua estreia em disco, o vinil Peso Pesado não demorou a repercutir na cena hip hop até então muito centrada em São Paulo.

De repente um grito ecoa e não é às margens do Ipiranga e sim na Ceilândia, periferia do Distrito Federal. Não há lugar no Brasil onde o conceito urbano de periferia fique tão explícito quanto nas bordas do Plano Piloto e GOG soube cantar essa realidade como ninguém. Seu verso Periferia é Periferia em qualquer lugar, foi sampleado pelos Racionais MC’s no disco Sobrevivendo no Inferno (1997), destacando ainda mais seu

trabalho. Na mesma década de 1990 lançou outros cinco discos. Mudou-se para São Paulo onde ficou por um bom tempo e depois voltou ao Planalto Central. O sucesso de canções como O amor venceu a guerra e Brasil com P, ambas do CD Tarja Preta de 2004, o consagraram como um dos maiores letristas do Rap. Ainda na década atual, GOG lançou mais um CD – Aviso às Gerações e um DVD – Cartão Postal Bomba. Agora inova publicando o livro A Rima Denuncia. São poucos os rappers, cuja obra justifica uma publicação em livro, GOG é um deles. E teria que ser ele o primeiro. Porque talvez seja o que mais atenção dá à forma escrita. Sr. Genésio, lá no Céu, deve estar orgulhoso. Aqueles ditados que adorava passar ao seu filho Genival não foram em vão.



O cara não parou mais de escrever e agora será lido por muitas e muitas gerações. Seu livro estará nas escolas, nas formações de militantes nas organizações populares e também (porque não?) nas universidades. GOG lançou seu livro no dia 25 de agosto em Brasília. Festa da favela na livraria do Shopping. Literalmente, os livros acabaram. Mais de trinta pessoas tiveram que encomendar o livro para retirá-lo autografado posteriormente.

Agora é a vez de São Paulo. No dia 21 de setembro, início da primavera, em pleno bairro boêmio do Bixiga, acontecerá um grande encontro de amigos para saudar o poeta das ruas que chegou ao livro.
“É fogo no Pavio!”
Fonte:http://www.acaoeducativa.org.br/agendadaperiferia/

Saiba mais do "Poeta do Rap Nacional" AQUI

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
 
Blogger Templates