Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ads 468x60px

 photo A-Masks_3...gif

7 de junho de 2010

IV ENCONTRO DE CULTURA CAIPIRA

ARRAIAL DO CDC TIDE SETUBAL
18, 19 e 20 de junho,
das 17h às 23h


Três dias de muita diversão, forró pé de serra, apresentação de grupos tradicionais, fogueira, pau de sebo, comidas e bebidas típicas, cortejos e quadrilhas

*CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Dia 18 de junho (sexta-feira)

17h – Trio Rastapé Flor de Muçambê
Liderado por Gil Sanfoneiro, o trio se completa com o triângulo e zabumba para apresentar clássicos do forró de pé de serra nordestino.

18h – Percussão Brasileira
Formado por 20 jovens, integrantes do Projeto ArteCulturAção, por meio do seu Núcleo de Formação em Música e Luteria, apresentará ritmos populares brasileiros como o coco, a ciranda, o samba de roda, entre outros.

19h – Quadrilha Junina do Clube Escola CDC Tide Setubal
Apresentação da tradicional quadrilha junina, com a participação das crianças do Clube Escola do CDC Tide Setubal.

20h – Grupo de Catira Suzano
Catira e cateretê são denominações de nossas danças de sapateado, derivadas do antigo fandango português. Percorrem todo o Estado de São Paulo, incluindo a cidade de Suzano, que por meio do grupo Catira Suzano mantém viva essa tradição, ao som das botas e viola caipira.

21h – Grupo Jabuticaqui – Ritmo e Tradição
O Grupo Jabuticaqui, da cidade de Mogi das Cruzes, é formado desde 2006 por artistas, educadores, músicos e outros atores que vivenciam a cultura popular, através da dança, música e suas festas. Tem como objetivo evidenciar toda a beleza daquilo que temos como o nosso bem mais precioso – a cultura verdadeiramente brasileira, fundamentada em nossas origens mestiças e populares.

É uma homenagem aos mestres dos grupos de Congada, Maracatu, Moçambique, Boi, Cacuriá e tantos outros que mesmo diante de tantas dificuldades, mantêm as tradições que dão vida a nossa história.

Dia 19 de junho (sábado)
16h – Intervenção na Praça do Forró - São Miguel Paulista
Acontecerá na Praça Pe. Aleixo Monteiro Mafra, antiga Praça do Forró, com a participação de grupos tradicionais de congadas de Mogi das Cruzes.

17h – Trio Rastapé Flor de Muçambê
18h – Quadrilha Junina do Clube Escola do CDC Tide Setubal
19h – Cortejo com a participação dos grupos Congada Marujada Nossa Senhora do Rosário, Congada de São Benedito e Congada de Santa Ifigênia
Fundadas na década de 70 são um dos poucos exemplos de grupos tradicionais que conseguiram se rearticular no contexto adverso da Grande São Paulo, a Congada Marujada Nossa Senhora do Rosário, a Congada de São Benedito e a Congada de Santa Ifigênia possuem uma plasticidade interessante, com seus reis negros e a utilização de bastões do moçambique.

Saída: Av. Marechal Tito com a Rua José Ferreira Crespo]
Destino:CDC Tide Setubal

21h Banda Semente Africana e banda Família da Nova
Os integrantes da banda Semente Africana e Família da Nova se reúnem para mostrar seu rico repertório. Composições próprias baseadas em ritmos populares e outras fontes musicais com segmento nas origens africanas do grupo como afoxé, samba rock, reggae, samba de raiz, coco e outros. Além de referências musicais como Jorge Bem Jor, Djavan, Paulinho da Viola, Luiz Wagner e outros.

Dia 20 de junho (domingo)

15h30 – Copa 2010– Telão com transmissão ao Vivo
No domingo nosso arraial começa com as emoções da Copa 2010, com a transmissão ao vivo da partida Brasil X Costa do Marfim.

Venha mais cedo e assista o jogo conosco!
17 h – Trio Rastapé Flor de Muçambê
18h – Quadrilha Junina do Clube Escola do CDC Tide Setubal
19 h – Dança das Fitas de Ubatuba – Grupo Cultural Itapoá
Manifestação milenar de origem européia. Consiste em um mastro ao centro do tablado que traz um número certo de fitas coloridas, os dançarinos colocam-se ao seu redor, cada um segurando uma fita. Ao som do cantador trançam as fitas e formam desenhos coloridos no mastro.

20h – Samba de Roda de Pirapora
Se a definição de onde nasceu o samba no Brasil alimenta há anos discussões acaloradas entre baianos e cariocas, é mais lícito reconhecer que as origens do samba estão relacionadas diretamente aos batuques e manifestações rurais. E por onde passaram os africanos e seus descendentes é possível aferir a presença do ritmo dos tambores nas festas populares do interior do país. Pirapora de bom Jesus é considerada berço do samba de São Paulo, guardando a tradição do samba de bumbo que também é chamado de samba de Pirapora ou samba rural paulista.

21h – Orquestra Sanfônica de São Paulo
Desde 1950, o barulho normal das tardes do bairro da Lapa, na capital Paulista, é quebrado por um som tradicional harmônico e bastante melodioso, comum de ser ouvido. Naquele ano, a Professora Elvira Sbrighi realizava seu grande sonho: agrupava pessoas de diferentes origens, idades e profissões em torno da sanfona (ou acordeom), um instrumento musical desde então muito popular. Em abril de 1988 nasce oficialmente a Orquestra Sanfônica de São Paulo.
*Todos os dias a programação será encerrada às 23h



ENTRADA GRATUITA
Local: CDC Tide Setubal
Rua Mário Dallari, 170 – Jd. São Vicente – São Miguel Paulista
Informações: 11 2297-5969
Fonte:http://ftas.org.br/ftas/site.php?mdl=cdc&op=lerextra&id=14

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
 
Blogger Templates