Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ads 468x60px

 photo A-Masks_3...gif

26 de maio de 2010

Secretaria da Cultura leva arte modernista a cidades paulistas


Exposição itinerante tem início em Ribeirão Preto, reunindo obras de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Portinari, entre outros.

O modernismo brasileiro vai ultrapassar as fronteiras da capital paulista e chegar a outras cidades do Estado de São Paulo. Idealizada pela Secretaria do Estado da Cultura e pelo Sisem (Sistema Estadual de Museus), em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, a exposição itinerante Coleção Nemirovsky: Obras em Destaque constitui uma síntese da arte moderna no Brasil. São 22 obras pertencentes ao acervo da Fundação Nemirovsky, que aderiu à iniciativa a convite da Pinacoteca.

Com curadoria de Maria Alice Milliet, diretora da Fundação, a mostra terá início no dia 7 de maio, no Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, onde permanecerá até 6 de junho. É a primeira vez que a cidade vai receber uma exposição desse porte, reunindo obras antológicas como: Distância e Paisagem Antropofágica VII de Tarsila do Amaral; Mulheres na Janela de Di Cavalcanti; Mogi das Cruzes e Fachada de Alfredo Volpi; Jogo de Pião de Portinari; Casal, Cavalos – Campos do Jordão e As Erradias, de Lasar Segall; entre outras.

O objetivo é democratizar e disseminar a arte brasileira, mostrando, em diversos locais, títulos que são verdadeiros patrimônios da nossa cultura, nunca expostos em museus regionais. As obras, selecionadas especialmente para esse projeto, “constituem um discurso visual forte, pontuado por peças antológicas, matizado pela mescla de pinturas, desenhos, aquarelas e gravuras e, por isso mesmo, variado, fascinante.” A produção é assinada pela
empresa Ponto e Ação.

A exposição seguirá para o Palácio das Artes, na Praia Grande, onde fica em cartaz do dia 19 de junho a 25 de julho. Essa iniciativa dá início a um programa que pretende se estender, no futuro, a outras cidades.

Fundação Nemirovsky – Durante 30 anos, o casal José e Paulina Nemirovsky se dedicou à arte e agrupou importante coleção, formada por cerca de 200 obras de artistas como Di Cavalcanti, Hélio Oiticica, Tarsila, Goeldi, Cícero Dias, Portinari, entre outros. Depois da morte de José, D. Paulina ficou incumbida da missão de levar a público aquele patrimônio, cumprindo uma decisão tomada por ambos quando instituíram, em 1987, a Fundação Nemirovsky.

Em 2004, a Fundação Nemirosky assinou um comodato com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, e um acordo de cessão de espaço com a Pinacoteca do Estado estabelecendo que a Fundação passaria a ter sua sede na Estação Pinacoteca. Desde 2006, um conjunto de mais de 100 obras encontra-se em exposição permanente no segundo andar do edifício.

Sobre Maria Alice Milliet - É historiadora da arte, crítica e curadora, Mestre em História da Arte pela ECA/USP e Doutora pela FAU/USP. Foi diretora técnica da Pinacoteca do Estado de São Paulo de 1989 a 1992 e do Museu de Arte Moderna de São Paulo de 1993 a 94. Atualmente, dirige a Fundação José e Paulina Nemirovsky, em São Paulo. Como curadora independente tem realizado exposições em diversas galerias e instituições, dentre elas, MASP, MAC-USP, MAM-SP e MAM-RJ. É autora dos livros Lygia Clark: Obra-Trajeto, Tiradentes, O Corpo do Herói, Lothar Charoux, A Poética da Linha, além de ensaios críticos em catálogos e periódicos.

Exposição: Coleção Nemirovsky: Obras em Destaque

Curadoria: Maria Alice Milliet

Local: Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi / Palácio das Artes - Praia Grande
Visitação: 07 de Maio a 06 de Junho 2010 (Riberão Preto)
19 de junho a 25 de julho (Praia Grande)

Horário de visitação: Terça a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados, domingos
e feriados, das 12h às 18h (Ribeirão Preto)

Endereço: Rua Barão de Amazonas, 323 - Fone (16) 3635-2421 - Ribeirão Preto - SP
Classificação etária: Livre

Entrada gratuita
Fonte:http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
 
Blogger Templates