Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ads 468x60px

 photo A-Masks_3...gif

18 de março de 2010

Show na Praça da Sé celebra Eliminação da Discriminação Racial




Sandra de Sá, Ed Motta, Thaíde e mais na Praça da Sé

O evento ''Pela paz, São Paulo é show'' será realizado neste domingo (21/03), em comemoração ao Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e o primeiro ano do Centro de Referência de Combate ao Racismo. Confira.

O Centro de Referência de Combate ao Racismo completa um ano de existência neste domingo, dia 21 de março, data em que se comemora também o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Para celebrar os dois acontecimentos, a Secretaria Municipal de Participação e Parceria, por intermédio da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (Cone), realiza o evento “Pela paz, São Paulo é show”.

Vários artistas nacionais, com destaque para Ed Motta, Sandra de Sá, Vanessa Jackson e Banda Black Rio, se revezarão no palco armado na praça da Sé.

A entrada para os shows - uma parceria da secretaria e da Associação Brasileira de Black Music - é gratuita e livre para todas as idades. Serão arrecadados alimentos não-perecíveis (exceto sal e açúcar), roupas, medicamentos e kits de primeiros socorros para a Cruz Vermelha e doações em dinheiro para as vítimas do terremoto no Haiti.

No dia 19, haverá o lançamento da cartilha Como reconhecer e lidar com o racismo em suas diversas formas e palestra com Hédio Silva Jr e Christiano Jorge Santos sobre os entraves jurídicos na luta contra o racismo, no auditório da Secretaria Municipal de Participação e Parceria.


A luta contra a discriminação

Em 1960, vigorava o regime do apartheid na África do Sul, onde a população branca detinha o poder e determinava que os negros vivessem separadamente e não podiam fazer qualquer tipo de negócio ou prática profissional nas áreas designadas aos brancos. Essa conduta era formalizada por meio de lei oficial do país. Os negros eram excluídos do direito de voto, portanto ficavam fora do governo.

A maioria dos bairros negros não tinha saneamento básico, eletricidade e recursos necessários para a sobrevivência. Foi então que surgiu a mobilização de mais de 70% dessa população contra o regime de segregação racial. Na cidade de Shaperille, policiais sul-africanos entraram em confronto com a população manifestante, o que resultou em um massacre. Foram 69 negros mortos e mais de uma centena de feridos.

Mas a luta contra as regras do governo não havia acabado. As represálias contra a população e os congressos anti-apartheid, liderados por figuras importantes na história mundial como Nelson Mandela, se tornavam cada vez mais violentas. Todos os países que tinham ligação com a Organização das Nações Unidas (ONU) foram orientados a não contribuir com a África do Sul, por conta do regime político.

Em 1966, a ONU estabeleceu que o dia 21 de março fosse o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, por ser a mesma data do massacre. Desde então esta data é celebrada no mundo todo como um símbolo de luta contra esse tipo de violência.


O que é discriminação racial?

Discriminação racial é todo e qualquer tipo de exclusão, distinção, restrição ou preferência baseada na cor, raça, ascendência e origem, também qualquer fato que tenha a finalidade de impedir o direito à liberdade de conhecimento dos direitos humanos como acesso à educação, cultura, lazer, e todos os outros.

No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um fator divisor e em evidência. Existe também a chamada “democracia racial”, a qual afirma a existência de relações amistosas entre os diferentes grupos étnicos e raciais na sociedade brasileira.


Serviço:

Pela Paz, São Paulo é show
Quando: 21 de março, a partir das 15h
Onde: Praça da Sé


Programação completa:

14:30 - DJ Vila
15:00 - Abertura - Apresentador Sebastian
15:10 - Street Dance
15:30 - Trilha Sonora do Gueto
16:10 - Banda Black Rio
16:50 - Vanessa Jackson
17:30 - Thaide
18:10 - Pausa
18:30 - Sandra de Sá
19:10 - Ed Motta
19:40 - Todos os artistas juntos
19:50 - Encerramento

Fonte:http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=36131

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
 
Blogger Templates