Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ads 468x60px

 photo A-Masks_3...gif

29 de março de 2010

Livro narra encontro de fã de 14 anos com John Lennon; leia trecho


Muitos livros nascem de uma experiência que mudou a vida de determinado autor. Conhecer o maior ídolo pode ser um desses acontecimentos únicos. Quando ele é John Lennon, então, um dos artistas que mudou a história da música e influenciou gerações, registrar tal experiência é quase uma obrigação. Assim nasceu "Eu Conheci Lennon".

No ano de 1969, o beatlemaníaco Jerry Levitan, de apenas 14 anos, descobriu que seu ícone estava em sua cidade, Toronto, no Canadá. O músico estava hospedado com sua companheira Yoko Ono no quarto 869 do King Edward Hotel. Não pensou duas vezes, foi até o hotel e, num lance de sorte, encontrou-se com Lennon, que lhe concedeu uma entrevista sobre a paz.

Mais de trinta anos depois, transformou o áudio da entrevista em trilha sonora para um curta de animação que concorreu ao Oscar 2008. Com a transcrição da entrevista e observações particulares sobre o momento revelador, nasceu o lançamento da editora Saraiva.

Além de narrar o encontrro, Levitan faz um resumo da história da banda, como a conheceu e tornou-se fã, até chegar ao dia que mudou a sua vida. O texto é ilustrado com desenhos e fotos da entrevista, do ídolo e sua mulher, Yoko Ono, e de capas de discos.

Dividido em quatro partes --Conheça os Beatles, Eu Conheci Lennon, Em Minha Vida e Epílogo--, o volume vem acompanhado de um DVD com o áudio original da entrevista e o curta de animação.



A seguir, veja um trecho do livro que conta como o autor chegou até o quarto do beatle:

Alguém tossiu atrás de mim e percebi que estava bloqueando o verdadeiro câmera. John riu quando eu saí do caminho e sentei de maneira quase reverencial. Ninguém parecia tomar a iniciativa de me tirar dali e John não mandou ninguém fazer isso. Ele me olhava de vez em quando, sorria, mexia na barba. Bastante acostumado a admiradores com os olhos arregalados, continuava com as entrevistas e conversava com Yoko nos intervalos. Eles se acariciavam com afeto e sussurravam entre si o tempo todo. Eu fiquei sentado ali vendo tudo isso por quase uma hora quando um homem alto e de cabelo comprido, de óculos e bigode, vestido com um terno preto e gravata multicolorida, entrou no quarto e anunciou às cinco ou seis pessoas presentes: "Desculpem, mas todos devem sair agora. O sr. e sra. Lennon têm uma entrevista com a Imigração". Era Derek Taylor, o relação-públicas da Apple. Ele era bonito, digno e muito britânico. Os poucos repórteres e fotógrafos ali começaram a juntar suas coisas e equipamentos. Eu levante e fui até onde eles estavam sentados. John estava a ponto de se levantar também. Tirei minha cópia de Two virgins e o meu herói falou comigo pela primeira vez: "Como você o conseguiu? Pensei que a polícia havia chegado em seus cavalos e levado todos os discos". Yoko ficou interessada quando eu contei que tinha ido até a loja do Sam e tirado um da caixa. "Quem é Sam?", perguntou John. Expliquei e continuei contando tudo o que tinha feito para conseguir o disco. E então ele pegou uma caneta e desenhou no canto esquerdo superior do disco:

Para Jerry
Paz & Amor,
Cara
John Lennon
&
Yoko Ono

E desenhou uma caricatura dele e de Yoko. Enquanto presenciava esse momento monumental em minha vida, guardava as minhas coisas, pensando que seria o meu último encontro com meu herói. Vi um pacote de Gitanes, esse forte cigarro francês, próximo a um cinzeiro de vidro cheio de bitucas. Próximo aos cigarros, um pacote de chicletes de menta. Percebi como estavam bem cortadas as unhas dos pés de John. Olhei para seus dedos longos e com calos. Eram os dedos que criaram "Dear Prudence" e "Julia", pensei.

Yoko se ofereceu para assinar também e fiquei eufórico. Lá estava eu, olhando meu herói e sua amada assinando meu disco.
"Eu Conheci Lennon"
Autor: Jerry Levitan
Editora: Editora Saraiva
Páginas: 168
Quanto: R$ 59,90
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u670576.shtml

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
 
Blogger Templates