Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ads 468x60px

 photo A-Masks_3...gif

2 de março de 2010

"Exposição reúne xilogravuras feitas em Oficinas"

Biblioteca Alceu Amoroso Lima inaugura, dia 6, a mostra 'Xilogravura: diálogos entre técnicas e gerações'






Utilizando madeira, instrumento cortante, rolo de borracha, tinta e suporte à escolha, normalmente papel ou pedaço de pano, a técnica da xilogravura é uma das mais populares formas de expressão no Nordeste. Resultado das oficinas ministradas pelos artistas plásticos Eduardo Ver e Ezê, na Biblioteca Pública Belmonte, durante o ano passado, vinte trabalhos foram selecionados para compor a exposição Xilogravura: diálogos entre técnicas e gerações. A mostra é aberta dia 6, às 11h, na Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima, com a presença do cordelista César Obeid, que contará histórias e lerá poesias.

Entre as muitas variações da técnica, as histórias em quadrinhos foram incorporadas ao processo, resultando em trabalhos como Bingo-Dingo, de Jorge Alberto, e Comando militar, de Pedro Henrique Silva, presentes na exposição. Unindo elementos característicos das HQs às especificidades da xilogravura, a oficina teve o objetivo de possibilitar a reprodução dos trabalhos em grande escala.

No Brasil, na década de 1930, o processo era utilizado para a produção das capas dos livros de poesia, representados, principalmente, pela literatura de cordel. “A proposta, nesta oficina, foi além da confecção de capas, para focar nas páginas e nas próprias narrativas gráficas”, explica Ezê. Neste mês, três bibliotecas oferecem cursos gratuitos de xilogravura.

Serviço: Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Abertura dia 6, 11h. Visitação até dia 4/4. 2ª a 6ª, das 8h às 19h. Sáb., das 10h às 16h. Grátis


Fonte:http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
 
Blogger Templates